Esse post não é um manual de referência, mas sim uma ajuda para aquelas pessoas que hoje trabalham ou nunca trabalharam com o WordPress e almejam se tornar uma referência no mercado. Como os números mostram a maioria das agências no mundo utilizam o WordPress como plataforma para a criação do seu site, e-commerce, blogs e etc… E a demanda para bons profissionais tem aumentado consideravelmente, eu disse bons profissionais.

Posso afirmar que um bom profissional é aquele que não só tenha conhecimento e domine a ferramenta, mas também aquele que mantém uma boa relação com eles. O que mais se vê neste mercado são relatos de clientes insatisfeitos com desenvolvedores que não entregam no prazo, quando não é prazo, é entregar o que não foi combinado e até mesmo não entregarem. Neste mercado ou em qualquer outro, a regra é a mesma, tenha responsabilidade sobre o acordado, seja transparente, não minta ou omita qualquer informação, se não fez, diga bem claro que não conseguiu fazer, não tente adiar um problema ou retardar o mesmo, pois irá virar uma bola de neve, nunca fale que sabe fazer uma coisa sem ao mesmo ter visto, se não sabe deixe claro que nunca fez mas que irá se informar sobre e dará uma resposta o mais breve possível. Só aceite fazer aquilo que sabe fazer.

Uma outra coisa importante, são participação em comunidades, isso é muito importante não só para referências mas para conhecimento. A ajuda ao próximo são primordiais para que você possa não só passar conhecimento mas também para adquirir. Quando comecei com WordPress nunca tinha ouvido falar na plataforma, fui apresentado por uma agência na qual fui trabalhar e lá tive o prazer e a sorte de trabalhar com profissionais altamente qualificados e gabaritados que me ensinou tudo o que sei hoje, e não é nem 1\4 do que ainda posso aprender, e foi trabalhando com esses profissionais que aprendi a lidar com essas situações, a sair da mesmice, procurar sempre o novo, sempre a melhor forma de fazer, entender da real necessidade de um cliente.

E a pessoa mais qualificada para falar sobre isso é nada mais, nada menos que, o Spider Guga, um grande professor e evangelizador do WordPress no Brasil, o cara que me ensinou e que foi a minha referência dentro da comunidade WordPress na qual tenho muito respeito e admiração.

O que eu mais fiz para aprender mais sobre WordPress foi buscar fontes de conteúdo em inglês, ajudar pessoas no fórum pq vi que lendo as dúvidas e tentando ajudar eu também aprenderia muito. e sempre tentei seguir a documentação oficial, pesquisando se já existia solução pro que eu queria seja criando uma simples função ou um plugin mas tentando sempre criar o que fosse possível”.


Guga Alves
Fundador do Tudo para WordPress.

2 thoughts on “Como se tornar uma referência no mercado de WordPress

  1. Thank you for your own labor on this blog. My niece enjoys getting into investigation and it’s really
    obvious why. My spouse and i notice all about the powerful method you make very useful
    items by means of this web site and as well as cause contribution from other ones on this topic and my child is without
    question discovering a whole lot. Enjoy the remaining portion of the year.
    You have been conducting a terrific job.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *